12 Benefícios da Chia Para a Saúde

A chia é uma semente considerada um superalimento devido aos seus repletos nutrientes benéficos para a saúde. Desse modo, o interesse pelos benefícios da chia tem crescido bastante nos últimos tempos e virou até moda entre atletas e praticantes de exercícios físicos, além de quem está em busca de uma alimentação balanceada e nutritiva, como perder os quilinhos extras.

Além disso, estudos científicos comprovam que o consumo dessa semente realmente proporciona benefícios essenciais para o organismo e previne até problemas de saúde. Confira a seguir 12 benefícios da chia.

Benefícios da Chia

1. Fortalece a imunidade

Por possuir nutrientes como manganês, potássio e fósforo, auxilia o sistema imunológico e nesse sentido é importante para reforçar as defesas do organismo, afastando de perto doenças como resfriados, gripes e processos infecciosos.

2. Protege os ossos

A quantidade de cálcio encontrado na chia é capaz de manter os ossos mais fortes e portanto prevenir a osteoporose, além de ser indicado para quem sofreu fraturas ou está muito tempo acamado por exemplo.

3. Evita o envelhecimento precoce

A chia é um alimento antioxidante e, por isso, evita que os radicais livres destruam as membranas celulares e causem o envelhecimento das células. Desse modo, ocorre a prevenção de danos celulares permanentes que, ao longo do tempo, podem causar algumas doenças, como por exemplo câncer e problemas cardíacos.

4. Melhora a saúde do intestino

Por conter fibras, principalmente a insolúvel, as sementes de chia contribuem para o aumento dos movimentos intestinais, prevenindo a prisão de ventre. Além disso aumenta a saciedade e evita o risco de colite, uma inflamação intestinal.

chia

5. Controla a diabetes

Devido a enorme quantidade de fibras presentes na chia, ela contribui para prevenir e controlar a diabetes. Isso é causado porque a semente proporciona uma digestão mais lenta, causado pela redução do índice glicêmico dos alimentos, e isso controla os níveis de açúcar no sangue.

6. Protege o cérebro

A chia contém os ácidos linoleico e alfa-linolênico, que em estudos foram a relacionados a formação das membranas celulares, a funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.

7. Ganho de massa muscular

A semente de chia é ótima para quem faz atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para reconstrução muscular, além de fornecer mais energia.

8. Equilibra o sono

A chia se tornou uma grande aliada na luta contra a insônia e isso se deve à ação do triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de melatonina, hormônio que induz o sono.

9. Fonte de ômega 3

Entre os benefícios da chia, o ômega 3 presente é importantíssimo para a prevenção de doenças como a hipertensão, derrame, infarto e ainda diminui o colesterol. Assim como melhora as funções cognitivas e algumas funções cerebrais como a memorização e a concentração.

10. Ajuda a emagrecer

Associada a uma alimentação saudável e exercícios, a chia é uma excelente aliada para a perda de peso. Isso porque ao ingerirmos as sementes, elas absorvem uma grande quantidade de água. Posteriormente, se forma uma espécie de gel, que faz com que o estômago fique mais dilatado, causando com isso uma maior saciedade e evitando ainda a formação de gordura localizada.

11. Propriedade anti inflamatória

Devido aos ácidos graxos essenciais, a chia consumida em uma base regular ajuda a reduzir a inflamação no interior do corpo, ajudando por exemplo a diminuir e evitar a celulite.

12. Melhora a digestão

A quantidade de fibra alimentar presente na chia torna-se útil na limpeza do trato digestivo e promove o movimento do intestino saudável. Mas por outro lado, existe a necessidade do corpo estar bem hidratado com água durante todo o dia. Pois o excesso desse alimento e ainda sem o corpo estar bem hidratado, pode causar complicações como inchaço, diarreia, gases e dores abdominais.

Realmente os benefícios da chia são muitos e sem dúvidas essas sementes devem ser incluídas na alimentação, o que trará muito mais saúde e qualidade de vida, juntamente com uma dieta balanceada.