Se você já fez dietas e mais dietas, já deixou de comer tudo o que gostava, mas não emagreceu, ou emagreceu, mas não conseguiu manter os resultados, provavelmente o seu cardápio para emagrecer era ineficaz.
Atente-se que, para perder peso e manter os resultados, é necessário mais do que dietas ou deixar de comer o que gosta, é preciso adquirir hábitos alimentares mais saudáveis e um estilo de vida menos sedentário.
É a reunião desses elementos que fará com que você emagreça de forma saudável e mantenha o peso, isto é, sem prejudicar sua saúde melhorando-a infinitamente.
Diante disso, existem algumas estratégias que ajudam a perder peso de forma saudável, e uma delas é montando um cardápio para emagrecer com todas as vitaminas e nutrientes que o corpo necessita, pois, para um emagrecimento saudável, é extremamente vital haver um equilíbrio.
Com essa finalidade, os alimentos presentes no cardápio devem ter poucas calorias e baixa concentração de gordura e açúcar, pois assim os resultados se tornarão visíveis mais rapidamente.
Portanto, iremos dar algumas sugestões de cardápio para emagrecer de forma saudável, a fim de te ajudar nesse processo.
Cardápio para emagrecer
Um cardápio para emagrecer é uma forma saudável para perder peso sem prejudicar a saúde, proporcionando todos os nutrientes que o corpo necessita; em outras palavras, podemos dizer que um cardápio para emagrecer bem elaborado é fundamental para você perder peso de forma saudável.
Alguns nutricionistas dizem que um cardápio que dispõe de 1500 calorias ajuda no processo de emagrecimento, fazendo com que a pessoa perca até 3 kg em 15 dias, porém o cardápio deve ser equilibrado e variado.
Assim, além do cardápio precisar ter poucas calorias e baixa concentração de gordura e açúcar, deve conter alimentos termogênicos – pois eles aumentam o metabolismo –, integrais e ricos em fibra – pois eles ajudam a aumentar a saciedade.
Para perder peso de forma saudável é essencial também que não se consuma alimentos industrializados processados e ultra processados, porque além de proporcionarem o aumento do peso eles não são saudáveis.
Cardápio para emagrecer deve ser equilibrado!
Quem tem por objetivo emagrecer está sempre ansiando para que isso aconteça de forma rápida, não é mesmo?
A melhor forma de perder peso rápido é controlar aquilo que você come e associar a práticas de atividades físicas.
Para quem busca um cardápio para emagrecer, deve tentar equilibrar as calorias que consome e, para atingir o emagrecimento, uma opção é consumir 1500 calorias diárias, pois ao final de 15 dias é possível perder até 3 kg.
Desse modo, as proporções ideais seriam: 33% de proteína magra, 31% de gordura saudável e 36% de carboidrato (sempre integral e, comumente, nas primeiras refeições).
Entretanto, deve-se manter um alerta para a prolongação da restrição alimentar por conta própria.
Após os 15 dias consumindo as opções do cardápio, o recomendado é que se busque um nutricionista para ele mudar as proporções das proteínas, gordura e carboidratos, assim, o organismo terá um novo estímulo, além de evitar que você fique com falta de nutriente.
Opção simples de cardápio para emagrecer de forma saudável
Montar um simples cardápio para emagrecer pode ser considerado um grande desafio e muitas mulheres acabam seguindo o mesmo menu todos os dias, porque não conseguem encontrar opções simples e fáceis de serem feitas.
Desse modo, nossa ideia é ajuda-las com o cardápio para emagrecer de forma saudável e com uma variedade acessível para não se sentirem desmotivadas e querer desistir de perder peso e/ou consumirem sempre os mesmos alimentos.
Café da manhã
Opção 1:
- Panqueca doce
- 1 xícara de chá de café preto polvilhado com canela
Opção 2:
- 2 torradas com queijo branco
- 1 copo de suco de laranja natural
Opção 3:
- 3 biscoitos de arroz integral
- 1 omelete
- 1 xícara de chá verde com gengibre
Opção 4:
- 1 iogurte desnatado com 2 colheres de sopa de granola
- 1 kiwi
Lanche
Opção 1:
- Vitamina de morango
Opção 2:
- 3 fatias finas de abacaxi com raspas de gengibre e canela em pó
Opção 3:
- 1 banana
- 5 amêndoas
Opção 4:
- 5 unidades de nozes
Almoço
Opção 1:
- 1 bife de peito de peru grelhado
- 2 colheres de sopa de arroz integral
- Salada de alface, cenoura e milho temperado com suco de limão, gengibre e orégano
Opção 2:
- 4 colheres de sopa de franco desfiado com curry
- Salada de folhas verdes temperada com azeite extravirgem
- 4 colheres de sopa de legumes
- Purê de mandioca com semente de mostarda
Opção 3:
- 1 ovo cozido
- 1 batata cozida
- Ervilha, tomate e cenoura
Opção 4:
- 1 filé de carne magra grelhada
- 100 g de batata doce cozida ou assada
- Salada de folhas verdes temperada com azeite extravirgem
- 4 colheres de sopa de legumes
Jantar
Opção 1:
- 2 filés pequenos de tilápia assada com tomate e manjericão
- Salada de folhas verdes temperada com azeite extravirgem
- 4 colheres de sopa de legumes
Opção 2:
- Berinjela refogada com tomate, quinoa e atum
Opção 3:
- 1 posta de salmão grelhado
- 2 colheres de sopa de arroz integral
- Couve-flor cozida e temperada com 2 colheres de azeite extravirgem
Opção 4:
- 8 unidades de clara de ovos líquida cozida com tomate e espinafre
- Salada de folhas verdes temperada com azeite extravirgem
- 4 colheres de sopa de legumes
Veja também receitas de sopas para emagrecer que são uma delícia.
Aliados para o emagrecimento
Vale a pena voltar a frisar que, esse cardápio para emagrecer deve ser associado à prática de exercícios físicos, pois além de ajudar a emagrecer mais rápido, é imprescindível para a sua saúde e o bom funcionamento de todos os órgãos e partes de seu corpo.
Além do mais, leve em consideração suas necessidades individuais, por isso, caso você ache necessário, se aconselhe com um nutricionista que poderá te ajudar a adaptar o cardápio ao que o seu organismo e ao que sua rotina diária precisa.
Emagrecer é um processo que pode ocorrer de forma diferente para diferentes pessoas, pois suas necessidades, seu organismo e até mesmo as tendências genéticas interferem no progresso, portanto, evite ficar se comparando com sua amiga que faz os mesmos exercícios físicos que você e segue o mesmo cardápio para emagrecer.
Lembre-se que, emagrecer só vale a pena se for com saúde e, para isso, você precisa equilibrar seus hábitos alimentares, exercícios físicos, ritmo diário e até mesmo priorizar sua saúde mental.
Exercícios para perder barriga rápido e afinar a cintura