Chá Branco: Como Fazer e Benefícios

chá branco é um dos tipos de chá que podem ser feitos a partir da planta Camellia Sinensis, originária da Ásia. Seu consumo pode trazer uma série de benefícios, dentre eles a perda de peso

Ainda que os efeitos desse chá sejam semelhantes aos dos demais, ele tem um diferencial. Essa diferença reside no fato de ele não ser tão processado, o que permite uma maior concentração de substâncias benéficas à saúde. 

Com o intuito de falar um pouco mais sobre esse tema, resolvemos mostrar como é possível preparar esse chá. Explicamos ainda todos os benefícios que ele pode trazer. Confira na leitura! 

 

Como preparar o chá branco? 

Chá Branco: Como Fazer e Benefícios

Inicialmente, deve-se atentar para a qualidade do produto a partir do qual será feito o chá. 

Preferencialmente, é bom que se opte pelas folhas da planta ao invés dos sachês industrializados. 

Se possível, essas folhas devem estar inteiras, visto que, assim, conservam melhor as propriedades da bebida. 

Quanto ao tempo e à temperatura, estes aspectos também podem influenciar de modo decisivo no gosto e propriedades do chá. 

O ideal é que as infusões não fiquem menos de 5 minutos na água e nem mais de 10 minutos. Ademais, não se deve esperar que a água entre em ponto de ebulição para adicionar os brotos. 

Isso porque a água em temperaturas muito elevadas pode tirar as propriedades benéficas do chá. 

Ao invés disso, deve-se já adicioná-los quando as primeiras bolhas aparecerem na água. O recomendado é que esta fique em uma temperatura que não ultrapasse muito os 80 graus. 

Em seguida, é importante também deixar o chá esfriar um pouco antes de servi-lo. 

Outro fator que pode interferir negativamente tanto no sabor quanto nos benefícios da bebida é a adição de açúcar ou adoçantes. Ao contrário, o ideal é que o chá branco seja adoçado com mel. 

Há ainda outras formas de se preparar esse chá. Só para exemplificar, é possível acrescentá-lo a receitas de sucos, vitaminas e outros tipos de bebidas. Com ele, pode-se até mesmo preparar gelatinas. 

 

Os Benefícios do chá branco para quem deseja perder peso 

Além de saborosa, essa bebida contém uma série de propriedades que auxiliam no combate de doenças e outros males. 

Uma das condições que podem ser evitadas por esse chá é a obesidade. E, por conta disso, ele também pode ser incluído em uma dieta com foco no emagrecimento. 

Isso porque esse chá tem propriedades termogênicas, as quais auxiliam na queima calórica e aceleram o metabolismo.  

Em outras palavras, o consumo dessa bebida favorece o gasto de energia, o que estimula a queima dos estoques de gordura corporal. 

Fora isso, as catequinas presentes no chá branco podem controlar a produção de células adiposas, o que inibe o aumento de gordura. 

Outro benefício desse chá para quem deseja emagrecer com saúde é que ele é um produto totalmente natural, além de não conter calorias ou conservantes. 

Por isso, o ideal é não utilizar açúcar para adoçá-lo, visto que esse ingrediente pode ser prejudicial a uma dieta para emagrecimento

 

Benefícios para o coração 

O consumo diário desse tipo de chá também favorece a saúde do coração. Isso porque essa bebida pode evitar uma série de doenças cardiovasculares, como a pressão alta. 

Isso porque o consumo dessa bebida pode diminuir os riscos de derrames e ataques cardíacos e prolongar a vida de pessoas que sofrem do coração. 

Esses efeitos são proporcionados pela presença das catequinas, que atuam como substâncias vasodilatadoras. Dessa forma, tem-se uma melhoria significativa do fluxo sanguíneo no organismo. 

Ademais, está comprovado por meio de estudos científicos que o consumo de chá branco pode reduzir de maneira drástica os níveis de colesterol no sangue. 

Com isso, ficam reduzidas também as chances de se desenvolver arteriosclerose.  

Tomar essa bebida diariamente é ainda uma forma de evitar a taxa elevada de lipídios na corrente sanguínea. 

 

Melhorias para a saúde do cérebro 

Tomar o chá branco pode ainda propiciar muito mais vitalidade para o cérebro. De fato, além da melhora de funções cerebrais importantes, essa bebida pode ainda evitar problemas que afetam esse órgão. 

Nesse sentido, é possível obter ganhos significativos na capacidade de memorização e no foco em atividades que exigem maior atenção. 

De fato, a presença do zinco e do selênio nessa bebida auxilia nas funções cerebrais relacionadas à concentração.  

Essas mesmas substâncias impedem também que se tenha um maior nível de fadiga mental. 

Por isso, esse chá é muito indicado para pessoas que estão se preparando para provas ou testes. 

Além desse benefício, essa bebida também pode ser consumida por quem deseja evitar enfermidades que atacam o cérebro. 

Entre elas, podemos indicar o mal de Parkinson e o de Alzheimer. Idosos que tomam esse chá diariamente correm menos riscos de desenvolver essas doenças e também sintomas de demência relacionados à idade. 

 

Auxilia na prevenção do câncer 

Por conta de suas substâncias antioxidantes, o chá branco pode ajudar a evitar diversos tipos de câncer. 

Além de auxiliar na prevenção, esse chá pode ser um aliado do tratamento dessa doença. Isso porque ele contém diversas substâncias que podem estimular a morte de células cancerosas. 

Essas substâncias também atuam na proteção das células normais, impedindo que estas se transformem em células cancerígenas.  

 

Aumento da fertilidade  

Um benefício pouco conhecido desse chá é seu efeito sobre a fertilidade. Esse efeito pode ser verificado principalmente em homens. 

De fato, esse aumento da capacidade reprodutiva já foi constatado em experimentos feitos em laboratório. 

Por meio desses estudos, observou-se que animais que ingeriram o chá obtiveram ganhos significativos na qualidade dos espermas. 

Isso porque essa bebida contém substâncias que impedem a ação dos radicais livres sobre o esperma, o que preserva este da oxidação e da perda de nutrientes. 

 

Chá Branco: Menos processamento, mais benefícios 

Dessa forma, podemos concluir que essa bebida é indicada para quem deseja ter muito mais qualidade de vida.  

Isso porque o chá branco pode não somente propiciar o emagrecimento, como também é capaz de evitar uma série de doenças graves, como o câncer. 

 

E você, já conhecia todos os benefícios e propriedades desse chá? Compartilhe sua opinião! 

Perca de 5 a 10 Kg de gordura corporal em 21 dias

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui