Chá de Alecrim: benefícios e como preparar

Você já deve ter ouvido de sua avó, uma tia, ou o parente de algum amigo o quanto o Chá de Alecrim faz bem para o nosso organismo.

Mas, você deve ter pensado algo do tipo: “tomar chá é coisa de gente mais velha”, ou “que os chás nem são tão gostosos assim”.

Porém, se você está aqui é porque ficou com a pulga atrás da orelha, ou mesmo quer saber mais sobre o Chá de Alecrim, querendo saber se ele traz mesmo pra gente tudo o que promete.

Para te ajudar, organizei aqui os principais benefícios que o consumo correto do Chá de Alecrim podem trazer para o nosso organismo, de maneira a te ajudar a incluir essa bebida no seu dia a dia.

Como um plus, coloquei algumas receitinhas bem simples para dar uma incrementada no Chá de Alecrim e deixar ele ainda mais saboroso.

Um conselho? Continue a leitura deste conteúdo e eu garanto que você não vai querer mais viver sem tomar chá de alecrim.

 

Quais são os benefícios do Chá de Alecrim?

Chá de Alecrim: benefícios e como prepararPor causa das suas substâncias, o Chá de Alecrim tem se apresentado como um excelente auxílio para o fortalecimento do nosso corpo e da nossa saúde, se consumido corretamente, sem exageros.

Seguem alguns dos principais benefícios que ele pode nos trazer:

  • Ajuda na digestão – principalmente quando consumimos alimentos mais pesados e cheios de gordura. É só tomar uma dose do Chá de Alecrim após a refeição.
  • Combate o inchaço no corpo – considerando que ele ajuda a diminuir ou mesmo eliminar a retenção de líquidos. Isso porque ele atua como diurético, te ajudando a liberar mais urina durante o dia.
  • Ajuda no funcionamento cerebral – por causa de suas propriedades antioxidantes, que auxiliam a acalmar o corpo e desestressar, fazendo com que nosso processo mental seja mais tranquilo.
  • Protege o fígado – graças às suas funções antioxidantes, que auxiliam no aumento da proteção do fígado contra suas doenças. Porém fica um alerta: se você já possui doenças no fígado, não pode consumir este chá, pois ele pode fazer mal.
  • Ajuda a controlar Diabetes – mantém controlados os níveis de glicose no sangue. Indica-se que é bom consumir um pouco do Chá de Alecrim pelo menos 30 minutos antes das refeições para ter esse efeito.
  • Fortalece nossa imunidade – esse processo também possível graças às ações antioxidantes do Chá de Alecrim.
  • Melhora pele e cabelo – ajuda a melhorar a circulação da pele e no combate a condições como eczema. Para o cabelo, o chá pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo, ajudando no combate da caspa, na queda de cabelo, dentre outros.
  • Atua como analgésico e anti-inflamatório – ajuda no combate de dores de cabeça, e também a diminuir as dores causadas por condições de saúde como artrite e hemorroidas.

Como resultado de incluir corretamente o Chá de Alecrim no nosso dia a dia, ele trará muitos outros benefícios.

 

Chá de Alecrim possui contraindicações?

Possui contraindicações?Embora ele seja muito benéfico para a maioria das pessoas, infelizmente nem todos podem consumir o Chá de Alecrim e usufruir dos seus benefícios, considerando que ele pode fazer mal.

Se você estiver grávida ou amamentando, não deve consumir o chá.

É indicado ainda que se inicie o consumo do Chá de Alecrim com pequenas quantidades por dia, verificando as reações do seu corpo.

Portanto, se você tiver reações como alergias na pele, sentir desconforto no intestino ou cólicas, pare de usar o chá, pois provavelmente ele faz mal para você.

E o indicado é que se consuma no máximo duas xícaras de Chá de Alecrim por dia, caso você não apresente nenhum tipo de reação.

 

Receitas com o Chá de Alecrim

Receitas com o Chá de AlecrimSeguem algumas Receitas com o Chá de Alecrim, para que você dê uma variada no consumo dele e assim consiga incluí-lo corretamente em sua rotina.

  • Casca de Abacaxi com Alecrim – Leve um litro de água para ferver, junto com 1 ramo de Alecrim e as cascas de 1 abacaxi. Deixe por 10 minutos e depois desligue. Coe essa mistura e se quiser adicione um pouco de açúcar.
  • Cravo da índia com Alecrim – coloque 200 ml de água para ferver, e quando ela levantar a fervura adicione 1 colher de sopa de alecrim e 3 cravos da índia, misturando um pouco e desligando em seguida, deixando em descanso por 5 minutos. Depois é só coar e tomar.
  • Gengibre com Alecrim – coloque duas xícaras de água para ferver, e desligue quando atingir a fervura. Daí adicione 4 folhas de Alecrim, 1 colher de sopa de chá verde e um pedaço de gengibre descascado. Deixe esses ingredientes em infusão por 5 minutos e depois coe. Esse tipo de chá pode ser servido gelado, principalmente nos período de calor!
  • Limão com Alecrim – aqui você vai colocar 500 ml de água para ferver juntamente com 1 ramo de Alecrim. Deixe no fogo por 10 minutos e depois desligue. Coe o chá e misture com o suco de meio limão. Pronto, já pode tomar esse chá!
  • Mel com Alecrim – pegue 1 litro de água e coloque para ferver. Quando atingir a fervura adicione duas colheres de Alecrim fresco e desligue o fogo, deixando em infusão por 5 minutos. Depois é só coar e adicionar mel conforme seu gosto.

O que não faltam são receitas de Chá de Alecrim, que te ajudarão a realizar um consumo variado e a garantir a absorção dos muitos benefícios que ele pode te trazer.

 

Busque incluir esse chá na sua dieta cotidiana!

Busque incluir esse chá na sua dieta cotidiana!Em conclusão, inclua o chá de maneira que ele te ajude a fortalecer seu corpo e sua saúde.

E para alcançar os melhores benefícios, o indicado é que se consuma o Chá de Alecrim utilizando os seus ramos naturais.

Para tanto, leve um pouco de água para ferver, e depois de fervida desligue o fogo e deixe que essa água perca um pouco do calor levantado.

Depois adicione alguns ramos de Alecrim e deixe de molho por pelo menos 5 minutos. Aí é só coar e beber, de preferência sem açúcar.

Como resultado, você vai usufruir de todos as propriedades e benefícios que o chá de alecrim vai proporcionar para a sua saúde e bem estar.

Perca de 5 a 10 Kg de gordura corporal em 21 dias

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui