Chá de Cavalinha: Como Fazer e Benefícios

O consumo do chá de cavalinha pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Afora isso, a erva com que é feita esse chá é muito acessível, visto que pode ser encontrada em todas as partes do Brasil. 

No que diz respeito aos efeitos do consumo desse chá, ele pode trazer melhoras para o funcionamento do metabolismo. Além disso, ele pode propiciar um melhor funcionamento de funções cognitivas.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos todos os benefícios propiciados por esse chá. Mostramos ainda como prepará-lo de modo a conservar suas propriedades. Confira! 

 

Como preparar o chá de cavalinha? 

Chá de Cavalinha: Como Fazer e Benefícios

O chá dessa erva é feito a partir de seu talo. O modo de preparo dessa bebida é muito simples.  

Basta que se tenha em mãos 1 colher de sopa da erva e uma xícara de água fervente. É importante que se tenha em mente que essas quantidades podem variar a depender do volume de chá que se pretende fazer. 

Para se preparar a bebida, basta adicionar a cavalinha dentro da água quente. A infusão deve ser feita por pelo menos 5 minutos. 

Após isso, é necessário coar a erva. Deve-se salientar que é recomendável consumir o chá quente ou morno. 

Ademais, não é indicada a adição de açúcar, adoçante ou de qualquer outro produto industrializado. Isso porque esses ingredientes podem prejudicar as propriedades benéficas da erva. 

 

Benefícios do chá de cavalinha: A aceleração do metabolismo

Esse chá consegue promover uma aceleração do metabolismo, o que é um efeito bastante desejável para quem deseja emagrecer

Isso porque quando o metabolismo se acelera, os processos que envolvem a queima de calorias e de estoques de gordura corporal também se aceleram. 

Além do que, o chá de cavalinha também pode ajudar pessoas com distúrbios digestivos, como gases e prisão de ventre. 

Realmente, ele pode auxiliar bastante na digestão dos alimentos, evitando o acúmulo de restos de alimentos que podem causar problemas. 

No entanto, para que se tenham esses benefícios desse chá, é recomendado tomá-lo ainda pela manhã, em jejum. 

 

Chá de cavalinha para evitar inflamações 

Outro benefício desse chá é sua capacidade de interferir em processos inflamatórios no corpo. 

Esse benefício foi comprovado por diversos estudos. Um deles, publicado no periódico Pharmacal Research, mostrou que o consumo desse chá por ratos fez com quês estes reduzissem o inchaço em até 30%. 

Esse efeito está relacionado principalmente à dor causada por inchaços no corpo, podendo ser também inchaços causados pela retenção de líquidos. 

 

Evitando a osteoporose com a cavalinha 

Para pessoas que sofrem com a osteoporose ou querem evitá-la o chá feito com essa erva pode ser uma boa opção de pedida a ser incluída na dieta. 

Isso se deve não somente às propriedades dessa planta, mas também à ação conjunta dela com o cálcio.  

De fato, essa substância pode ser adicionada ao chá e proporcionar o fortalecimento da ossatura, o que pode evitar fraturas. 

Por esse mesmo motivo, esse chá é muito recomendado também para pessoas idosas. 

No que diz respeito à substância presente na cavalinha que propicia esse benefício, este parece estar relacionado à presença de silício nessa planta. 

Realmente, essa substância age diretamente sobre a densidade óssea, especialmente durante os períodos que antecedem a menopausa. 

 

Ação antimicrobiana 

A cavalinha também atua no combate a germes e fungos que atuam em diversos processos irritativos. 

De fato, essa planta produz um óleo que contém diversas substâncias antimicrobianas. 

Por conta disso, o consumo do chá feito a partir da cavalinha permite evitar tanto irritações de diversos tipos como também a eliminação de pus em feridas e em outros tipos de traumas. 

Nesse caso, deve-se fazer o uso tópico da infusão de cavalinha, ou seja, deve-se aplicar o chá diretamente sobre as feridas. 

 

Benefícios para unhas, cabelos e pele 

Pode-se ainda fazer o uso tópico dessa infusão em unhas e cabelos, visto que essa substância pode trazer muitos benefícios para essas partes do corpo. 

De fato, a cavalinha pode propiciar mais vigor e estimular o crescimento das unhas e cabelos.  

Ademais, aplicar as soluções feitas com essa erva pode propiciar também um efeito rejuvenescedor. 

Dessa forma, é possível evitar as quedas de cabelos e as unhas quebradiças. A substância presente na cavalinha que propicia esse efeito é a sílica.  

Uma recomendação para pessoas que desejam se beneficiar dessa propriedade é utilizar xampus e outros produtos à base de cavalinha juntamente com o consumo do chá. 

Esse método é uma forma de potencializar os efeitos da planta sobre os cabelos e unhas. 

Além desses benefícios, pode-se ainda utilizar a cavalinha para limpar a pele, evitando a oleosidade e, por consequência, a acne. Isso porque essa erva possui uma poderosa ação adstringente. 

 

Mais proteção contra o câncer e outras doenças 

Outra propriedade importante da cavalinha é a que diz respeito à presença de substâncias antioxidantes. 

A presença desses compostos já foi comprovada por um estudo publicado no periódico científico Journal of Medicinal Food. Nele, constatou-se que a cavalinha é uma rica fonte de antioxidantes. 

Por esse mesmo motivo, o chá feito com essa erva é muito recomendado para evitar o câncer, haja vista que essa doença é ocasionada pela ação descontrolada dos radicais livres. 

Essas substâncias agem acelerando o envelhecimento das células do corpo, promovendo também processos relacionados a doenças graves. 

 

Combate a tosses e gripes 

O consumo diário de chá de cavalinha pode ajudar no tratamento de diversos problemas respiratórios advindos de gripes e de outras doenças. 

Só para exemplificar, essa bebida pode auxiliar na redução de sintomas como a coriza e as tosses. Além disso, pode ser útil também para o tratamento de bronquites. 

No que concerne às febres, estas também podem ser atenuadas com o consumo desse chá.  

 

Mais qualidade de vida e beleza com a cavalinha 

Desse modo, podemos concluir que o chá feito a partir dessa bebida pode propiciar tanto uma vida mais saudável, como também mais beleza. 

Isso porque o consumo do chá de cavalinha pode não somente evitar doenças, como também propiciar um efeito rejuvenescedor aos cabelos, unhas e à pele. 

 

E você, já conhecia todos os benefícios propiciados por essa bebida? Compartilhe sua opinião! 

Perca de 5 a 10 Kg de gordura corporal em 21 dias

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui