Chá de gengibre: benefícios e como preparar

O gengibre é uma espécie de raiz tuberosa de origem asiática e tem sido utilizada tanto na culinária como também no setor da medicina, e o chá de gengibre proporciona diversos benefícios aos seus consumidores.

O gengibre pode ser conhecido também como mangarataia ou mangaratiá.

Ao realizar a infusão de alguns pedaços dessa raiz. é possível preparar o chá de gengibre.

Chá de gengibre: os benefícios

Chá de gengibre: benefícios e como preparar

O gengibre possui vários benefícios terapêuticos, como:

  • Ação bactericida;
  • Antioxidante;
  • Anti-inflamatório;
  • Fungicida;
  • Antisséptico.

O chá de gengibre, quando consumido em pequenas quantidades, pode apresentar vantagens no alívio de náuseas, auxiliar na digestão e a combater doenças respiratórias e doenças da garganta.

No geral, o gengibre possui fama por ser um tipo de alimento termogênico, isso significa que ele ajuda na aceleração do metabolismo, no aumento da temperatura corporal e pode ajudar as pessoas no processo de emagrecimento.

No entanto, o benefício da perda de peso só será possível se o chá for combinado com dietas para emagrecer saudáveis e com o hábito de atividades físicas.

O gengibre pode ser achado em mercados em conserva, cristal, natura, forma de cápsula e ou em pó. Mas para fazer o chá, a melhor alternativa é usar a raiz pura.

Na hora de escolher o gengibre no mercado, dê preferência ao gengibre íntegro e fresco, cuja casca seja lisa, sem furos e que não se encontre mofado ou murcho.

É importante que a parte interna seja amarelo e não fibroso.

Há diversos benefícios para as pessoas que adicionam esse chá na dieta. Quando utilizado da forma correta, o chá irá proporcionar benefícios interessantes as pessoas que o consome.

Fique atento aos benefícios desse chá e não deixe de incorporá-lo em seu dia a dia.

1 – Auxilia no processo de emagrecer

Um dos aliados para quem deseja emagrecer é o chá de gengibre, pois é um alimento termogênico e sendo assim, ajuda na aceleração do metabolismo, aumentando a temperatura do corpo e auxiliando na perda de peso.

No entanto, não é eficaz tomar apenas o chá e esperar o emagrecimento significativo, pois os benefícios só poderão ser desfrutados quando o chá é aliado de hábitos saudáveis.

A prática de atividades físicas é essencial nesse processo.

2 – Previne doenças respiratórias

Devido ao fato de o chá de gengibre ter ação antioxidante no corpo, ele pode agir de forma a prevenir o resfriado e a gripe.

O chá também age como anti-inflamatório, desta maneira, sintomas de tosse a dor nos músculos podem ser melhorados, assim como também a bronquite e a asma.

3 – Previne gastrites e úlceras

Devido ao fato de o chá de gengibre ajudar a prevenir a bactéria H. pylory, que é uma das principais causas de úlceras estomacais e gastrite, a pessoa que consome esse chá estará prevenida de ter essas doenças.

O mecanismo funciona da seguinte maneira: a bactéria vai para o interior do corpo humano por meio da alimentação e se fixa no órgão, sendo assim, a gastrite e a úlcera são provocadas.

Contudo, o chá irá diminuir a aderência no estômago, portanto, dificultará que a bactéria se fixe e que as doenças sejam causadas.

4 – Previne náuseas

Algumas pesquisas resultaram no fato de que o chá gengibre pode ajudar na diminuição do enjoo após alguma refeição.

Quando o alimento causa a má digestão, o chá de gengibre poderá ajudar a eliminar essa sensação.

Por outro lado, se a causa do enjoo for algum tumor, por exemplo, o chá não irá surtir com esse efeito.

Como o chá ajuda na digestão, o seu uso poderá também estar associado também ao alívio dos efeitos dos gases.

Pessoas que fazem quimioterapia e mulheres que estão no período da gravidez, podem beber o chá para diminuir as náuseas, porém é necessário conversar com o médico antes de iniciar o consumo desse chá em situações como essas citadas.

5 – Prevenção de cânceres

Um dos cânceres que as pesquisas revelaram que o chá de gengibre pode ajudar a prevenir é o câncer de estômago, uma vez que ele pode ser associado, na maioria dos cenários, a modificações causadas por úlceras no estômago.

Poderá atuar também com a prevenção do câncer de cólon-retal, já que possui a substância 6-gingerol, que ajuda no impedimento do desenvolvimento e da proliferação de células cancerígenas na região do intestino.

Alguns estudos realizados em animais mostraram que a diminuição da possibilidade de desenvolver o câncer de fígado também é possível.

Chá de gengibre: modo de preparo

É fundamental, para que os benefícios do chá sejam mantidos, que a raiz não seja fervida com a água.

A forma ideal de preparar o chá é a seguinte:

  • Lave a raiz do gengibre;
  • A raiz pode ser ralada ou cortada em pequenos pedaços;
  • A água precisa ser colocada em fogo alto e que permaneça até que seja fervida;
  • Ao adicionar o gengibre à água, a panela deve ser tampada e o fogo abaixado;
  • Aguarde entre 5 a 10 minutos para que seja retirado do fogo;
  • Coe o chá e o sirva.

O chá também poderá ser feito de outras formas como:

  • Chá de gengibre com limão siciliano;
  • Chá de gengibre com morango;
  • Chá de gengibre com maça e canela;
  • Chá de folha de amora com gengibre.

Como o chá de gengibre deve ser consumido?

Ninguém deve consumir mais do que 3 gramas de gengibre diariamente.

Estas gramas poderão ser divididas em 3 ou 4 xícaras de chá durante o dia, por exemplo.

Porém, é preciso tomar bastante cuidado, pois muito desse chá poderá provocar irritações no estômago.

Tome cuidado com o consumo excessivo do chá de gengibre

Ao consumir esse chá excessivamente, o metabolismo poderá ser aumentado demais, ainda mais quando é combinado com alimentos como a cafeína e isso pode provocar vômitos, enjoo, gastrite, diarreia e irritação estomacal.

Portanto, o chá de gengibre deve ser consumido de forma consciente, pois, por mais que apresente benefícios, seu consumo descontrolado poderá ser prejudicial, como citado acima.

Gostou desse artigo? Compartilhe os benefícios do chá de gengibre e a maneira de preparo em suas redes sociais e deixe nos comentários outras dicas de como consumir esse chá.

Perca de 5 a 10 Kg de gordura corporal em 21 dias

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui