Chá de Hibisco: Como Preparar e Benefícios

Além de ter um cheiro e um sabor muito agradável, o chá de hibisco é consumido também por suas propriedades. Estas auxiliam no combate a diversos tipos de doenças, além de ajudarem no emagrecimento.

De fato, essa bebida é conhecida por seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios e, por isso, é largamente consumida. Afora todas essas vantagens, esse chá é também muito fácil de ser encontrado e preparado.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, mostramos como esse chá pode ser feito e servido. Explicamos ainda cada um de seus benefícios para a saúde. Para saber mais, basta prosseguir na leitura!

Modo de preparo do chá de hibisco

Chá de Hibisco: Como Preparar e BenefíciosHá algumas dicas de preparo que possibilitam o melhor usufruto de todos os benefícios desse chá.

Nesse sentido, o mais recomendado é que sejam utilizados os botões secos da flor.

De fato, usar os botões in natura permite que se tenha um chá com as propriedades da planta preservadas, o que não ocorre no caso dos sachês industrializados.

No que diz respeito à temperatura da água, o ideal é fazer a infusão da flor logo após o surgimento das pequenas bolhas de ar, antes do ponto de ebulição.

Isso porque temperaturas muito elevadas podem prejudicar o aproveitamento das propriedades da planta.

Outro fator que pode diminuir os potenciais dos botões de hibisco é a adição de açúcar. Ainda que o sabor desse chá seja bastante agradável, pode-se adoçá-lo com mel.

Quanto ao tempo em que o chá deve ficar no fogo, a solução deve ser abafada no bule por no mínimo 5 minutos e no máximo 10.

No entanto, não é obrigatório servir essa bebida enquanto ela está quente, pois ela também pode ser consumida gelada.

Para isso, basta deixar que a bebida resfrie e, em seguida, colocá-la na geladeira por uma hora. Contudo, é preciso salientar que não se deve guardar o chá para tomá-lo no dia seguinte.

Isso porque ele perde as propriedades com o passar do tempo. Por esse motivo, o ideal é que ele seja consumido em até 12 horas depois de preparado.

No que diz respeito à quantidade de chá que se deve ingerir por dia, o ideal é que se beba até duas xícaras de 200 ml diariamente.

Benefícios do chá de hibisco: auxilia no emagrecimento

Estudos apontam que esse chá tem propriedades que contribuem de maneira decisiva para o emagrecimento.

Isso porque essa bebida contém antioxidantes como as antocianinas e os flavonoides, que evitam a criação de células adipócitas.

Com isso, evita-se o acúmulo de gorduras especialmente na região abdominal e nos quadris.

Ademais, tomar chá feito a partir dos botões de hibisco também impede a transformação de amido em açúcar, o que dificulta o processo de acúmulo de gordura.

Contudo, é importante ressaltar que o potencial desse chá para o emagrecimento depende também de uma alimentação balanceada.

Porém, seu efeito emagrecedor ficará mais evidente para as pessoas que incorporam a prática de atividades físicas em seu cotidiano.

Benefícios para a pressão arterial

Já está comprovado por meio de pesquisas que esse chá auxilia na diminuição da pressão arterial e, por isso, é uma bebida bastante recomendada para hipertensos.

O mais provável é que a causa deste efeito esteja na ação dos flavonoides sobre enzimas que atuam no aumento da pressão sanguínea.

Além do que, o efeito diurético provocado pelo chá tende também a auxiliar na redução da pressão.

Benefícios para o fígado

O consumo do chá de hibisco pode estimular a produção de enzimas que auxiliam no processo de eliminação de toxinas, melhorando o funcionamento do fígado.

Ademais, esse chá também pode ser muito útil para quem deseja evitar o acúmulo de gordura no fígado.

Esse acúmulo pode provocar problemas sérios, tais como insuficiência hepática.

Por conta desses benefícios sobre o fígado, essa bebida também é útil para diminuir os efeitos da esteatose hepática em pessoas que se encontram acima do peso.

Auxilia na prevenção da retenção de líquidos no corpo

Alguns inchaços no corpo são causados pelo acúmulo excessivo de água. No entanto, esse tipo de situação pode ser evitada por meio do consumo do chá de hibisco.

Isso porque essa bebida é rica em uma substância conhecida como quercetina, a qual tem propriedades diuréticas.

Com isso, o excesso de líquidos é liberado mais facilmente pela urina. Ademais, junto com a urina são dispensadas também outras toxinas.

Controlando o colesterol

Outro benefício comprovado desse chá é a sua atuação sobre o controle do colesterol.

Por esse mesmo motivo, pessoas com problemas relacionados ao metabolismo e diabetes podem se beneficiar muito do consumo dessa bebida.

De fato, tomar o chá de hibisco diariamente estimula a produção do chamado colesterol bom, o HDL.

Por outro lado, ele inibe os níveis de triglicérides e do colesterol dito ruim, o qual está relacionado com problemas cardiovasculares. Pode haver também uma redução significativa do colesterol total.

Esses efeitos foram constatados por um estudo publicado no periódico Journal of Alternative and Complementary Medicine.

Essa pesquisa foi realizada com 53 pacientes diabéticos. Estes tiveram os índices de colesterol ruim reduzidos em 8%. Já o colesterol HDL teve um aumento de aproximadamente 17%.

Previne vários tipos de câncer

Ainda que não esteja comprovado, há indícios de que o consumo desse chá também pode diminuir as chances de se ter um câncer.

Isso porque essa bebida contém substâncias antioxidantes conhecidas como antocianinas. Essa substância inibe a produção de células cancerígenas.

Um estudo comprovou que a ação do hibisco pode incidir diretamente sobre a produção de células cancerígenas atuantes no estômago. Em alguns casos, o consumo dessa bebida pode reduzir pela metade essa produção.

Hibisco: mais sabor com mais qualidade de vida

Assim, podemos concluir que, além de saboroso, esse chá também possibilita a prevenção de uma série de doenças graves, como o câncer e a diabetes.

Além disso, o chá de hibisco é fácil de ser encontrado e pode ser facilmente preparado.

E você, conhece mais benefícios propiciados por esse chá? Compartilhe seu conhecimento com a gente!

Perca de 5 a 10 Kg de gordura corporal em 21 dias

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui