Chá Verde emagrece e traz muitos benefícios

É comprovado por pesquisas que o chá verde emagrece e pode proporcionar uma série de benefícios à saúde. Isso porque ele tem uma série de propriedades que podem estimular o metabolismo e o gasto calórico.

Essas propriedades são proporcionadas pelos polifenóis e antioxidantes presentes nesse chá. Além disso, o consumo dessa bebida pode evitar uma série de doenças graves, como o mal de Alzheimer.

Com o intuito de falar mais sobre o assunto, explicamos os benefícios do chá verde. Mostramos ainda em detalhes como ele age no corpo proporcionando o emagrecimento. Aproveite a leitura!

 

Chá verde emagrece? Como e porque isso acontece?

Chá Verde emagrece e traz muitos benefícios

Sim, é verdade que o chá verde auxilia no emagrecimento. Esse potencial pôde ser constatado em diversos estudos e pesquisas realizadas ao redor do mundo.

No entanto, quais as propriedades específicas que fazem com que o consumo desse chá propicie a perda de peso corporal?

Antes de qualquer coisa, devemos explicar como essa bebida pode ajudar na quebra de gorduras.

Essa quebra é ocasionada pela presença maciça de uma catequina chamada epigalocatequina galato, também conhecida como EGCG.

É a EGCG uma das principais responsáveis pela quebra das gorduras, o que propicia uma queima mais fácil dos estoques que constituem o tecido adiposo.

O uso facilitado dos estoques de gordura, por sua vez, possibilita o emagrecimento.

Fora isso, o consumo do chá verde proporciona uma maior sensação de saciedade.

Com isso, as pessoas que pretendem perder peso podem reduzir a quantidade de refeições, devido à diminuição da fome.

Essa ação é ocasionada também por conta da presença das catequinas no chá, as quais influenciam o papel de hormônios envolvidos com a saciedade.

No entanto, o efeito mais conhecido desse chá para as pessoas que desejam perder peso diz respeito a suas propriedades termogênicas.

Em outras palavras, ele eleva a temperatura do corpo, proporcionando uma maior queima calórica do organismo.

As substâncias que provocam a termogênese são os polifenóis e a cafeína. Quando entram no organismo, essas substâncias tendem a agir em conjunto, permitindo a termogênese.

 

Outros benefícios do chá verde: o poder antioxidante

Além de seu poder emagrecedor, esse chá também pode impedir a ação dos radicais livres, haja vista que as catequinas presentes nele combatem essas substâncias.

De fato, esses polifenóis são conhecidos por serem poderosas substâncias antioxidantes. Para se ter uma ideia, sua ação antioxidante é considerada mais poderosa do que das vitaminas E e C.

Por esse mesmo motivo, o consumo dessa bebida pode prevenir doenças como diversos tipos de câncer e o diabetes.

Além do que, as catequinas presentes no chá verde retardam o envelhecimento da pele e podem prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.

 

Evitando doenças cardiovasculares

De acordo com pesquisas, beber o chá verde diariamente pode evitar o surgimento de doenças cardiovasculares.

Isso porque está cientificamente comprovado que essa bebida atua diretamente na redução da produção de colesterol ruim pelo organismo.

Um desses estudos, publicados no periódico Journal of Nutrition, mostra que pessoas que consomem o chá verde reduzem em até 31% as chances de problemas cardíacos.

De fato, o colesterol LDL é um dos principais responsáveis pelo aparecimento dos principais fatores de risco relacionados às enfermidades do coração.

 

Evitando a diabetes

Conforme já mencionamos, o chá verde é uma bebida rica em polifenóis. Essas substâncias, por sua vez, auxiliam no controle da produção de glicose.

Isso significa dizer que essa bebida é muito recomendada para pessoas que tenham diabetes do tipo 2, visto que estas não conseguem produzir insulina na quantidade que necessitam para controlar os níveis de glicose no sangue.

 

Influência sobre o humor

O consumo do chá verde propicia ainda uma forte sensação de bem-estar. Isso ocorre porque ele estimula a produção de substâncias como a serotonina e a dopamina, as quais estão ligadas a sensações prazerosas.

Ademais, essa bebida promove ainda o relaxamento de todo o corpo, visto que propicia uma maior quantidade de ondas cerebrais do tipo alfa.

Outra ação desse chá que pode influenciar diretamente o humor é a sua influência sobre hormônios envolvidos nos processos relacionados à ansiedade.

 

Mais vitalidade para o cérebro

Outro benefício do chá verde para a saúde concerne ao melhor funcionamento do cérebro.

De fato, várias pesquisas apontam a relação entre o consumo dessa bebida e as melhoras do desempenho cerebral.

Esse melhor desempenho pode ser explicado pela ação conjunta da cafeína com a L-teanina.

A primeira dessas substâncias propicia maior foco e concentração, enquanto a segunda age no corpo promovendo uma sensação de relaxamento.

Por conta dessas ações, o chá verde é muito recomendado para pessoas que desejam ter dias mais produtivos e menos estressantes.

Além disso, o consumo regular de chá verde pode diminuir os riscos de Alzheimer e Parkinson, porquanto suas propriedades auxiliam na proteção dos neurônios.

Por conta desse mesmo motivo, idosos que incluem esse chá em sua dieta tendem a não desenvolver sintomas de demência decorrentes da idade.

 

Benefícios para a digestão

O consumo de chá verde atua no intestino estimulando a flora intestinal, o que promove uma melhor digestão.

Essa melhoria é ocasionada pelo fato de o estímulo à microbiota intestinal propiciar digestão mais eficiente de nutrientes.

Tal ação é propiciada pela presença de compostos bioativos presentes no chá verde.

Fora isso, o consumo dessa bebida reduz a absorção do colesterol e das gorduras pelo organismo.

 

Melhoras no desempenho físico

De acordo com pesquisas, tomar esse chá diariamente propicia melhoras significativas no desempenho físico.

Esses mesmos estudos foram capazes de apontar uma melhora de até 12% nesse desempenho.

De fato, é possível se sentir bem mais disposto com o consumo dessa bebida. O elemento da composição do chá verde que proporciona esse efeito é a cafeína.

 

Mais beleza e qualidade de vida com chá verde

Dessa forma, podemos concluir que esse chá pode não somente auxiliar as pessoas que desejam ter um corpo mais bonito, como também pode trazer muitos benefícios à saúde.

De fato, o chá verde emagrece e pode evitar diversos tipos de doenças, além de melhorar o funcionamento do cérebro e do intestino.

E você, já conhecia todos os benefícios dessa bebida? Compartilhe sua opinião!

img dest:sciencefocus

Perca de 5 a 10 Kg de gordura corporal em 21 dias

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui