Dieta vegetariana: confira o cardápio completo e veja como fazer

Muitas pessoas já ouviram falar na dieta vegetariana, mas ainda é muito pouca conhecida de verdade.

Muito benéfica para a saúde e para a mente, essa dieta exclui proteínas de origem animal dos alimentos de forma integral ou parcial por razões éticas, ambientais ou de saúde.

Você sabia que a dieta vegetariana tem sido praticada há milênios e que era conhecida como “dieta vegetal” ou “xerofagia”?

Pois é, há muitas coisas que você ainda não sabe sobre essa dieta e iremos te explicar tudo!

Muitos filósofos da antiguidade grega eram vegetarianos. Por causa de seus escritos sobre o assunto, Pitágoras foi e ainda é considerado o pai do vegetarianismo e seus seguidores eram chamados de “pitagóricos”.

Com o tempo, muitos outros pensadores famosos (como Leonardo da Vinci, Benjamin Franklin, Mahatma Gandhi e Albert Einstein) adotaram o vegetarianismo.

Mais recentemente, os famosos como Brigitte Bardot, Aymeric Caron, Moby, Yoko Ono ou Paul McCartney defendiam publicamente o vegetarianismo em suas importâncias.

Mas quais os benefícios da dieta vegetariana? Por que no mundo antigo e atual, muitas pessoas adotaram esta filosofia de vida? É o que vamos descobrir.

 

Antes de qualquer coisa, veja algumas características desta dieta incrível

Dieta Vegetariana: Confira o Cardápio Completo e Veja Como Fazer

  • Rica em Fibras e Micronutrientes
  • Faz Importantes Combinações de Alimentos
  • Protege Contra o Excesso de Peso e Doença Cardiovascular
  • Existem Diferentes Variantes de Receitas
  • Rica em Nutrientes

Contudo, existem diferentes variantes dessa dieta, veja só:

  • A ampla dieta vegetariana: nessa dieta, é possível comer peixe, laticínios e ovos. Esta é a maneira mais fácil de adotá-la. Apenas carne não é permitida.
  • A dieta vegetariana Ovolacto: esse tipo de dieta não tolera o consumo de carne ou o consumo de peixe, mas os produtos lácteos e os ovos fazem parte dela.
  • A estrita dieta vegetariana: sem peixe, sem carne, sem ovo. Na estrita, somente produtos lácteos são consumidos.

Muitas pessoas se tornam vegetarianos por vários motivos.

Dentre eles podem ser por causas religiosas, nutricionais, de saúde ou mesmo por respeitar a vida dos animais.

 

Benefícios da Dieta Vegetariana

Benefícios da Dieta Vegetariana

Quem adota o estilo de vida dessa dieta, nota melhoras significativas em seu corpo.

Veja como a dieta vegetariana melhora a saúde após um período. Em todos os casos, ajuda na prevenção de certas doenças como:

  • Doenças Cardiovasculares
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Hipertensão
  • Osteoporose
  • Infecções Gerais
  • Constipação
  • Câncer

No caso de doenças cardiovasculares causadas principalmente pelos ácidos graxos saturados encontrados na carne, a dieta vegetariana se mostrou muito eficaz para pacientes que praticam esta dieta.

Geralmente, os vegetarianos têm níveis mais baixos de colesterol do que a população onívora, devido à falta de carne gordurosa em sua dieta.

Se for bem praticada, a dieta vegetariana pode ser rica em fibras trazidas especialmente por vegetais e grãos integrais, ajudando a combater a constipação, diabetes e transtornos emocionais.

Há evidências de que as pessoas em uma dieta dessas têm um IMC abaixo da média.

Isso é provado pelo fato de que a adoção de uma dieta restritiva, como o vegetarianismo, leva a um melhor equilíbrio a ingestão de menos alimentos da indústria agroalimentar.

Como são consumidos muitos alimentos naturais, leva a perda de peso e manutenção do emagrecimento.

 

Dica de Cardápio Vegetariano Para o Dia a Dia

Dica de Cardápio Vegetariano

Ao contrário do que muitas pessoas pensam o cardápio vegetariano pode ser muito variado e riquíssimo em vitaminas e minerais.

A dieta vegetariana baseia-se essencialmente no consumo de vegetais: frutas, verduras, legumes e cereais.

Portanto, toda carne animal é banida completamente de sua dieta, e basicamente inclui todas as carnes, assim como peixes e frutos do mar.

Ao contrário da dieta vegana, a dieta vegetariana permite o consumo de subprodutos animais como leite e produtos lácteos, os ovos e mel.

Para te ajudar preparamos algumas ideias de cardápios para você preparar na sua casa e desfrutar da dieta vegetariana e seus benefícios.

Café da Manhã

OPÇÃO 1

Tapioca recheada com ovos mexidos, queijo ou geleia de frutas; Banana amassada com aveia e canela; suco de frutas naturais; porções de frutas.

OPÇÃO 2

Shaike proteico; Iogurte natural desnatado ou qualhada; Bolachas arroz integral; Pasta de Amendoim processada naturalmente; Mamão; Chás diversos e café. (para adoçar suas refeições você pode usar melaço de cana).

Lanches

Para as refeições entre o café da manhã e almoço, você pode variar em: Sementes secas como Castanhas, nozes, amendoim, uva passas, além de porções de frutas.

Almoço

OPÇÃO 1

Salada verde com alface, rúcula, agrião e molho de tofu; Cenoura ralada; Palmito picado; Purê de mandioquinha ou batata; Feijão; Beterraba com cebolinha picada.

OPÇÃO 2

Macarrão Integral; Grão-de-bico cozido; Salada de tomate-cereja; Abóbora japonesa com a casca reforgada com azeite, sal e pimenta; Brócolis assado e Arroz Pasmati.

Lanche da Tarde

OPÇÃO 1

Mandioca cozida com queijo cottage.

OPÇÃO 2

Rodelas de batata-doce cozida com tofupiry

OPÇÃO 3

Crepioca de coco e chia

Jantar

OPÇÃO 1

Sopa de lentilha ou de ervilha; Abobrinha e berinjela em rodelas grelhadas com azeite extravirgem, sal e ervas (tomilho, orégano a gosto).

OPÇÃO 2

Salada mista de alface, rúcula, couve; Cenoura ralada com grão-de-bico; Omelete de tomate e pão de centeio.

 

A dieta vegetariana é sinônima de um estilo de vida saudável. É muito rico em fibras, vitaminas e carboidratos complexos.

Além disso, oferece uma grande variedade de alimentos, com um painel de cores incríveis e espécies muitas vezes esquecidas.

Avaliação
[Total: 1 Média: 5]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui